Nossa sociedade tem pouco contato com os acadêmicos brasileiros, e por consequência, pouco contato com a Ciência em sua origem. Em função desta lacuna, a tomada de medidas que visem dirimir a distância entre alunos secundários e aspectos diversos da ciência tem papel fundamental na difusão do conhecimento e no esclarecimento sobre o meio acadêmico.
O jornal Folha Biológica (ISSN 2177-6725) objetiva a popularização da Ciência, buscando ser uma ponte para a troca de experiência e informação do meio acadêmico com o público secundarista da região do Alto Paranaíba.
Visando diminuir a distância entre o público e o meio acadêmico, o Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV, lançou em 2010 a primeira publicação seriada do campus de Rio Paranaíba, a qual foi distribuída durante o evento SIMBIO 2010 – I Simpósio da Biodiversidade. Em 2011, o Jornal foi selecionado pelo programa Acolher Bem, financiado pela Natura, como um dos 70 finalistas brasileiros, destaque como ação social na área de Educação.
O jornal é editado trimestralmente e sua versão impressa é distribuído gratuitamente cerca de 300 escolas da região. Com matérias abrangendo todos os aspectos das Ciências Biológicas, o jornal procura aumentar o conhecimento regional não apenas acerca da Ciência em si, como também, difundir os cursos existentes no campus da UFV em Rio Paranaíba.
Equipe por trás do jornal
Editora Chefe: Karine Frehner Kavalco.
Edição gráfica e website: Rafael Augusto, Luiz Guilherme Pereira Pimentel e Rubens Pasa.
Edição e mídias sociais: Samyra Stéphane Neves Pereira (Bolsista PIBEX), Priscila Martins de Assis, Maria Eugênia Silva e Santos, Giovanna Ferreira da Fonseca.
Gostaria de receber o jornal Folha biológica
Olá Orlinda,
Basta você nos enviar o endereço de sua escola.
Atenciosamente,
Karine.
oi, sou Giovanna de São Paulo, assisti a reportagem na Record e A-D-O-R-E-I a idéia, e gostaria muito de receber o Jornal, na minha escola. Mas gostaria de saber, se é gratuito,e se for, onde posso pedir, e se realmente será entregue .
Obrigado desde já,
Olá Giovanna,
Você pode mandar um email para jornal@folhabiologica.bio.br com oendereço da sua escola, que a incluíresmo na mala direta.
att,
Karine.
Oi sou estudante de Ciências Biológicas,estou no sexto período vi sobre o site no hoje em dia na record.
Gostaria de receber seus materiais, desde já muito grata.
Olá Debora,
Os jornais são enviados a escolas públicas, em número reduzido para que possamos atingir um número maior de escolas. Mas você pode acessar todas as edições neste site e imprimí-las, já que estão no formato pfd.
Atenciosamente,
Gostaria de saber se a revista é gratuita.
Sou estudante de pedagogia e gostaria de receber as revistas para mim mesma.
Obrigada
Olá Suellen,
Obrigado pelo contato. Os jornais são enviados a escolas públicas, em número reduzido para que possamos atingir um número maior de escolas. Mas você pode acessar todas as edições neste site e imprimí-las, já que estão no formato pfd.
Atenciosamente,
Folha Biológica
Eu posso receber as edições via e-mail?
Caro Rafael,
Não temos este serviço por enquanto. Iremos trabalhar na elaboração de uma página no Facebook e conta no Twitter para que seja mais uma forma de acompanhar o lançamento de novos números.
Esse nome do Jornal deveria mudar, pois já existe outro jornal com o mesmo nome, publicado desde o ano 2000, com objetivos bem semelhantes a esse. Fica parecendo cópia…
Dê uma olhada nas edições completas do Folha Biológica original em http://www.cursoimagem.com.br
Caro Ivan, obrigado por sua mensagem.
Quando discutimos a escolha do nome fizemos uma busca na internet e não obtivemos resposta nem pelos sistemas de busca normais, nem pelo sistema de registro do Ibict. Se tivesse sido encontrado na época, teríamos colocado outro nome. Assim, sem retorno nos mecanismos de busca, registramos o nome junto ao Ibict, com o ISSN. Não vemos problemas em manter o nome, pois além de ser algo comum neste tipo de mídia, também não é incomum haver revistas científicas com mesmo nome. Como temos o registro no ISSN, não pensamos em alterar nome neste momento, pois seria necessário fazer novo registro.
Acreditamos que isso não afetará os trabalhos de vocês, que aliás, é bem interessante e está de parabéns.