Projeto Amigos do Cerrado

O cenário mundial atual demonstra um aumento da degradação do meio ambiente, o que faz com que a preocupação com a preservação da natureza seja cada vez maior. Assim, a educação ambiental se insere como uma das mais importantes ferramentas para cumprir o papel de destacar a importância de cuidar de todo o meio que nos cerca.

Cientes da importância do conhecimento para a conscientização, alunos do curso de Ciências Biológicas da UFV campus Rio Paranaíba, em parceria com a fazenda Platô Azul, em Tiros-MG, criaram o Projeto Amigos do Cerrado, cujo objetivo é ensinar crianças do ensino fundamental, e consequentemente, pais e professores, sobre a importância do meio natural e da qualidade de vida no meio urbano, destacando a responsabilidade de cada um na preservação da natureza, especialmente do Cerrado, bioma onde a região do Alto Paranaíba está inserido. O projeto contou com o apoio da Drogaria Alves & Lima, Creditiros – Sicoob e Agroboi; e orientação do professor Dr. Donizete A. Batista.

O Projeto foi implantado na Escola Municipal João Francisco Capetinga, no município de Tiros,-MG. Na sua primeira etapa de implantação, que ocorreu entre os meses de março à julho de 2016, participaram crianças de 3 à 11 anos, as quais receberam noções básicas sobre ecologia e meio ambiente, com conteúdo adaptado para a faixa etária do público-alvo.

Na primeira visita à escola, a temática apresentada abordou “O mundo, as relações entre os organismos vivos e a preocupação com os recursos naturais”. Ao final das explicações, a interação dos alunos com os ministrantes ultrapassou quaisquer expectativas, com inúmeras perguntas e uma recepção muito calorosa. Obtivemos reações que variaram do total encanto até o medo tímido que logo foi quebrado, quando apresentamos a coleção entomológica da UFV – CRP. Os alunos perceberam a importância e a beleza dos seres vivos mais diversos do planeta: os insetos.

No segundo encontro, o tema abordado foi “A riqueza do Cerrado”. Mesmo que a cidade esteja inserida neste bioma, havia pouco conhecimento sobre suas características. Para complementar os conhecimentos adquiridos, houve uma exposição de animais empalhados cedidos pelo Laboratório Didático de Biologia Evolutiva de Vertebrados, UFV – CRP, além de plantas típicas do Cerrado. O fascínio das crianças pelos animais foi visível, ajudando na conscientização da riqueza do nosso Cerrado. Houve também um momento de descontração onde as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre os frutos nativos da região, através de picolés da Frutos do Cerrado.

No terceiro levamos as crianças do 4º e 5º ano para conhecer a Fazenda Platô Azul, onde foi realizado um passeio pela área de Cerrado preservado, aonde puderam observar tudo que lhes foi apresentado em sala de aula. Além disso, foi possível conhecer o cultivo de café lado a lado com a vegetação nativa, demonstrando cultivar e preservar a biodiversidade, simultaneamente. Ao final da visita houve o plantio mudas de jatobá na sede da fazenda Platô Azul, a experiência mais marcante do dia.

Por fim, na quarta visita, os integrantes do projeto “botaram a mão na massa” e construíram uma horta na escola, contando com a ajuda da prefeitura de Tiros e de diversos parceiros. Usando pneus velhos de tratores e canteiros, os alunos plantaram hortaliças que futuramente seriam usadas no preparo da merenda escolar. Além da diversão garantida, todas as crianças que participaram puderam perceber a importância da atividade e o destaque de como pequenas ações podem ajudar o meio ambiente. A iniciativa foi abraçada pela escola e pelos alunos, que se comprometeram a cuidar da manutenção da horta com todo carinho.

O encerramento do projeto ficou a cargo da Escola, que convidou os pais dos alunos para fazer parte da iniciativa e se tornarem perpetuadores dos conhecimentos adquiridos pelas crianças. Houve a exposição das diversas atividades extraclasse deixadas com as professoras pelos integrantes do projeto, além de lindas homenagens feitas pelos alunos e professores para aqueles que tornaram esse projeto possível.

O resultado não poderia ser diferente, para os alunos ficou enraizada a importância do Cerrado. Para nós, uma experiência única que promoveu ainda mais nosso crescimento e aprendizagem. E, além disso, também ficou um carinho recíproco entre alunos, professores e demais profissionais da escola e nós, os quais tivemos a honra de ensinar algo de tamanha importância.

Autores: Larissa Alves de Lima, Mitchel Iago Alves Costa, Cintya Lisboa e Sabrina Almeida