As plantas cítricas são originárias de regiões tropicais e subtropicais do sudoeste da Ásia, estão entre as espécies frutíferas mais cultivadas no mundo, onde os maiores polos de cultivo estão nas regiões tropicais e subtropicais. Dentre as espécies de frutas cítricas, as mais conhecidas e cultivadas são as laranjas doces, tangerinas, limões e limas ácidas.
O limão é uma das frutas mais populares no mundo, encontrada na natureza há mais de mil anos, acredita-se que sua origem se deu no continente asiático, apesar de muitos pesquisadores acreditarem que a fruta foi transportada da Índia por comerciantes árabes para outras regiões do mundo. Apresenta mais de 70 variedades, os mais conhecidos são limão-galego, limão-rosa, limão-siciliano, limão-cravo, limão bravo, limão caviar e limão-taiti. No Brasil, o limão mais popular é o limão-taiti, este sendo resultado de uma enxertia de uma lima da Pérsia e limão-cravo, dessa forma, o limão-taiti não é de fato um limão, mas sim uma lima ácida. Essa fruta é cultivada no leste dos Estados Unidos desde o século XIX, onde a introdução ocorreu a partir de sementes importadas do Taiti, por isso batizado de limão-taiti. Apesar de termos conhecimento de diversas espécies de limão, é muito difícil identificar espécies de limões diferentes, pois é comum o cruzamento entre espécies diferentes, resultando em espécies híbridas únicas, dessa forma, quase todos os limões consumidos no mundo são algum tipo de híbrido.
O limão possui grande importância no cotidiano por apresentar inúmeras funções, como, por exemplo, em receitas caseiras para melhorar a saúde e bem-estar de pessoas de todas as idades, assim, a fruta é tema de canções populares, como a música infantil “Meu limão, meu limoeiro”. Também apresenta diversos benefícios como ajudar na digestão, reduz o risco de câncer de esôfago, reduz a ansiedade, além de apresentar vitaminas C, A e E, e diversos outros benefícios, porém, caso ocorra a manipulação do limão e exposição ao sol, pode ocorrer queimaduras e manchas escuras.
Na culinária apresenta usos infinitos, desde o preparo de doces até utilização como tempero em pratos salgados, além de ser o ingrediente principal na famosa caipirinha brasileira. O limão-taiti é utilizado principalmente na indústria para produção de suco concentrado,
os resíduos descartados apresentam grande potencial na obtenção de matéria-prima para a indústria alimentícia, correlacionada com a prevenção de doenças; rações, onde a fibra possui importância na manutenção da motilidade e estímulo à ruminação; e farmacêuticas onde ocorre a retirada de óleo da casca para a fabricação de óleos essenciais, este possui grande valor comercial e aplicabilidade.
O Brasil é um dos maiores produtores de limão- -taiti do mundo, sendo, também, o maior exportador da fruta para a União Europeia. A produção da fruta está em ascensão, apresentando crescimentos consideráveis em sua exportação, que dobrou no Brasil na última década. A maior oferta da fruta é encontrada nos meses de dezembro a abril. São Paulo é o estado que mais produz essa lima no país, seguido por Minas Gerais e Bahia. Dessa forma, o limão é um alimento muito versátil, saboroso e excelente para saúde e para a economia.
Lana Gabrielle Lima Vasconcelos é graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba.