Volume 13, Número 2

A lima ácida

As plantas cítricas são originárias de regiões tropicais e subtropicais do sudoeste da Ásia, estão entre as espécies frutíferas mais cultivadas no mundo, onde os maiores polos de cultivo estão nas regiões tropicais e subtropicais. Dentre as espécies de frutas cítricas, as mais conhecidas e cultivadas são as laranjas doces, tangerinas, limões e limas ácidas.

O limão é uma das frutas mais populares no mundo, encontrada na natureza há mais de mil anos, acredita-se que sua origem se deu no continente asiático, apesar de muitos pesquisadores acreditarem que a fruta foi transportada da Índia por comerciantes árabes para outras regiões do mundo. Apresenta mais de 70 variedades, os mais conhecidos são limão-galego, limão-rosa, limão-siciliano, limão-cravo, limão bravo, limão caviar e limão-taiti. No Brasil, o limão mais popular é o limão-taiti, este sendo resultado de uma enxertia de uma lima da Pérsia e limão-cravo, dessa forma, o limão-taiti não é de fato um limão, mas sim uma lima ácida. Essa fruta é cultivada no leste dos Estados Unidos desde o século XIX, onde a introdução ocorreu a partir de sementes importadas do Taiti, por isso batizado de limão-taiti. Apesar de termos conhecimento de diversas espécies de limão, é muito difícil identificar espécies de limões diferentes, pois é comum o cruzamento entre espécies diferentes, resultando em espécies híbridas únicas, dessa forma, quase todos os limões consumidos no mundo são algum tipo de híbrido.

O limão possui grande importância no cotidiano por apresentar inúmeras funções, como, por exemplo, em receitas caseiras para melhorar … Leia mais

A curiosa polinização do figo

O figo é um “fruto” muito apreciado no ramo de doces caseiros e é muito importante no ecossistema, principal- mente pelo fato de sua reprodução ocorrer durante todo o ano, disponibilizando alimento para diversos animais. Mas, o que muitos pensam ser um fruto, na verdade é um sicônio. O sicônio é um pseudofruto, ou seja, um fruto falso, que possui inflorescência interna e um receptáculo em forma de pêra. Devido a essa excentricidade, sua polinização é dificultada pelas flores estarem “escondidas” e, dessa forma, não podem ser polinizadas como as outras espécies.

Muitos estudos foram realizados para se descobrir como ocorria a polinização do figo e, após muitas observações, foi descoberto que pequenas vespas executavam essa polinização. Esses insetos pertencem à família dos agaonídeos. Porém outras famílias de vespas também estão sendo estudadas por realizarem o mesmo processo. Para cada uma das espécies de figo existe uma espécie de vespa pertencente a essa família para polinizá-los, indicando uma relação de mutualismo entre as duas espécies. O mutualismo é uma relação ecológica onde duas espécies interagem entre si e ambas tiram benefícios dessa interação.

Mas qual é o benefício dessa interação para as vespas? As vespas-do-figo usam o figo masculino para se reproduzir, onde ele libera substâncias que irão atrair as vespas. A fêmea entra no figo através de uma abertura denominada ostíolo e, nesse processo, na maioria das vezes, acaba perdendo suas asas e antenas, impedindo que ela saia e ocasionando sua morte. As vespas possuem o corpo achatado e … Leia mais

0 Mamacadela: mais que um Fruto

Leitor, você conhece ou já ouviu falar do fruto Mamacadela? Esse nome soa familiar? Pois bem, a Mamacadela é uma planta da família Moraceae, assim como as conhecidas Amoreiras e Figueiras. Seu nome científico é Brosimum gaudichaudii, conhecida também como Amoreira do campo, Algodão do campo, Apé, Conduru, Inhoré e Mamica de cadela. Este último, assim como o nome Mamacadela, se deve à distribuição dos frutos na planta, que se assemelha às mamas de uma cadela.

A planta Mamacadela pode chegar até 10 metros de altura, podendo então ser caracterizada como arbusto ou árvore. A sua distribuição geográfica estende-se pela Bolívia, Paraguai e Brasil, onde é a sua maior área de ocorrência, no Cerrado. O Cerrado abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e partes do Estado de São Paulo. Ainda há parcelas de Cerrado dentro da Floresta Amazônica.

Após a Floresta Amazônica, o Cerrado representa a segunda maior formação vegetal do Brasil, com grande concentração no Planalto Central Brasileiro. Devido a sua localidade e relevo, o Cerrado abriga em sua área, importantes nascentes de rios que abastecem oito bacias hidrográficas brasileiras. Este bioma também abriga uma grande variedade de frutos, que são altamente nutritivos para os animais e a população que ali existem. Exemplo disso é o fruto Mamacadela, que tem o mesmo nome da planta. Ele é rico em carboidratos, fibras, proteínas, compostos antioxidantes, vitamina … Leia mais