As diversas aplicações dos Bambus: do caule ao broto

Você sabe reconhecer um bambu ou quantas espécies dessas plantas já foram identificadas pela ciência? De modo geral, as espécies conhecidas popularmente como bambus englobam plantas herbáceas e lenhosas que fazem parte da família Poaceae, da subfamília Bambusoideae, a qual abriga aproximadamente 1300 espécies pelo mundo; dentre essas, mais de 250 ocorrem no Brasil. Os bambus possuem caule do tipo rizoma (subterrâneo) no qual estão gemas que originam o colmo (caule aéreo) e este, em geral, é dividido em nós (regiões do caule de onde saem as folhas) e entrenós (região entre um nó e outro) bem visíveis, dando suporte às folhas. A depender do tipo de rizoma, os colmos podem ficar aglomerados ou se alastrarem. Outro detalhe importante é que em seu estágio inicial de desenvolvimento, o colmo é chamado de “broto-de-bambu”.

Por que usar os bambus? Eles são os principais produtos florestais não madeiráveis e potenciais substitutos da madeira em função da presença de tecido lenhoso/ fibroso em sua estrutura. Possuem capacidade de sequestrar rapidamente o dióxido de carbono atmosférico, devido ao seu crescimento muito acelerado, e apresentam excelentes características físicas e mecânicas. Além disso, sua propagação pode ser feita por ramos, gemas, colmos e rizomas, gerando mudas de maneira rápida e eficiente. Devido ao seu crescimento rápido, os bambus são plantas de fácil regeneração e, devido ao ciclo reprodutivo longo (em geral, mais de 30 anos), é desnecessário o replantio frequente. Assim, o seu manejo permite extração e também multiplicação de novos indivíduos, sendo uma boa opção para agricultura familiar em consórcio com outras culturas.

Por que os bambus são ecológicos e sustentáveis? Eles são capazes de crescer bem, mesmo sem fertilizantes químicos, herbicidas, pesticidas ou muita água; são resistentes à umidade e estáveis, com boa adaptação a diferentes climas e solos. Ainda, são um bom material para produção de itens duráveis (quando bem cuidados), ao mesmo tempo que são biodegradáveis, demorando menos tempo que os plásticos para se decompor, o que é ideal em meio à “Crise Plástica” em que toneladas de lixo plástico são descartadas erroneamente.

Quais são seus usos e aplicações? Na construção civil, bambus são utilizados milenarmente para o transporte de água, (como uma estrutura tubular), mas também em casas para fazer escadas, cercas e telhados, estruturas junto com concreto e revestimento de paredes e pisos. Na indústria, vem sendo utilizado na produção de carvão por pirólise, produção de celulose, como também papel resistente e de alta qualidade. Na movelaria, é amplamente utilizado como matéria-prima para fabricação de móveis para todos os tipos de ambientes. No ambiente doméstico, tem servido de matéria prima na fabricação de utensílios de cozinha, paisagismo, artigos de pescaria, hashis, vassouras, artigos de decoração, e até mesmo de produtos de limpeza e de higiene pessoal. Na culinária, os bambus têm um uso vasto a depender da espécie, sendo ricos em nutrientes, garantindo segurança alimentar e nutricional (no consumo tanto do broto como das folhas), sendo seu consumo milenar no país orientais. Por último, têm sido utilizados na medicina natural pelas propriedades de seus rizomas, que são utilizados no tratamento de intoxicações, paralisias, flatulências e várias outras moléstias.

Imagem: https://materioteca.paginas.ufsc.br/bambu/

Sarah Magalhães Dias é graduanda em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Goiás (UFG), membra do Grupos de Frutíferas do Cerrado (Gefruce) e da Liga Acadêmica de Biodiversidade Vegetal e Interações (LABIVI).

João Victor de Sousa Lima é graduando em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Goiás (UFG), membro do Grupos de Frutíferas do Cerrado (Gefruce) e da Liga Acadêmica de Biodiversidade Vegetal e Interações (LABIVI).