O que a teoria dos jogos tem a ver com comportamento animal?

A teoria dos jogos é uma teoria matemática que foi desenvolvida nas décadas de 40 e 50 pelo matemático húngaro John von Neumann para entender como as pessoas tomam decisões. Basicamente, ela é como um conjunto de regras matemáticas para entender como as pessoas fazem escolhas quando estão em situações de conflito com outras pessoas, servindo como ferramenta para ajudar a tomar decisões inteligentes quando você está competindo com outras pessoas. A teoria dos jogos é frequentemente estudada em sua forma matemática pura e aplicada como uma ferramenta para compreender sistemas complexos, como análise teórica em eleições, leilões, equilíbrio de poder e evolução genética, entre outros.

Vamos ver um exemplo para entender melhor. Imagine dois ladrões, Al e Bob, presos em celas diferentes, acusados do mesmo crime. O delegado faz uma proposta: eles podem confessar ou negar o crime. Se ambos negarem, eles pegam um ano de prisão. Se ambos confessarem, pegam cinco anos. Mas se um confessar e o outro negar, o que confessou vai livre, e o outro pega dez anos.

Como resolver esse dilema? Analisemos a Figura 1. Considere o sinal negativo representando a quantidade de anos que o prisioneiro ficará preso a depender de sua escolha em relação a do outro. Exemplo, se Al negar e Bob confessar, Al pegará 10 anos de prisão e Bob ficará livre.

Figura 1. Tabela representando o dilema dos prisioneiros. O sinal de menos (-), indica quantos anos a pessoa ficará presa. O primeiro número se refere à Al e o segundo ao Bob.
Fonte: Sartani et al, 2004.

Se coloque no lugar de um dos prisioneiros. Analisando a figura 1, podemos perceber que a melhor decisão a ser tomada é confessar, porque, na pior situação, se um confessar e o outro negar, o que confessou pega menos tempo na prisão, e se ambos confessarem, ambos pegariam apenas 5 anos de prisão. Se você decidir negar confiando em seu parceiro e ele confessar, você pegará 10 anos de prisão. Isso mostra como a teoria dos jogos pode nos ajudar a fazer escolhas inteligentes em situações difíceis.

A teoria dos jogos pode ser aplicada no campo da biologia para auxiliar na compreensão de comportamentos animais, por exemplo. Essa associação vem sendo feita desde a década de 80. Os animais são naturalmente selecionados para tomar decisões ótimas, obtendo mais ganhos do que perda, fazendo um balanço entre ganho e perda de energia. Dessa forma, quem escolhe mal tende a ser eliminado da natureza, o  “jogo” do qual estão participando. Com base nisso, fazer uma determinada ação não depende apenas de seu próprio comportamento, mas também do comportamento de outros membros da população. Em outras palavras, depende da frequência em que o outro comportamento é realizado.

Agora, como isso se relaciona com os animais? Bem, na natureza, os animais também precisam tomar decisões inteligentes para sobreviver. Eles escolhem comportamentos que lhes dão mais benefícios do que prejuízos. Por exemplo, se muitos animais estão brigando por comida, é mais inteligente ser aquele que evita brigas para não gastar energia. Mas se a maioria está evitando brigas, é vantajoso ser o lutador, já que há menos competição por comida.

Em resumo, a teoria dos jogos nos ajuda a entender como as pessoas e os animais tomam decisões em situações de competição. Ela nos mostra que nossas escolhas não dependem apenas de nós, mas também do que os outros estão fazendo. É como um jogo estratégico em que precisamos pensar antes de agir para obter os melhores resultados.

Referências:
Smith, J.. Game theory and the evolution of behaviour. Behavioral and Brain Sciences, 7(1), 95-101, 1984. doi:10.1017/S0140525X00026327.
Conceitos – consCIÊNCIA animal (unicamp.br)
Sartini, B. A., Garbugio, G., Bortolossi, H. J., Santos, P. A. & Barreto, L. S.. Uma Introdução a Teoria dos Jogos.  II Bienal da SBM. Universidade Federal da Bahia, 2004.